
Nosso caminhar
O desenvolvimento do projeto estava dividido em três etapa: manipulação de software, estudo de Integrais, aplicação da Matemática à Física.
Conheça um pouco mais de cada uma delas.
1
O Matemática e Física: possibilidades de encontro começou suas atividades fazendo investigações sobre o funcionamento do software Geogebra. São muitos os softwares que podem ser utilizados com intuito educacional. O motivo da escolha por este se pauta nele ser um programa gratuito, livre e de fácil manipulação, além de atualmente conter versões em duas ou três dimensões.
Aprender a utilizar o Geogebra tem sua importância por permitir que os alunos possam aplicá-lo em investigações e simulações nas etapas seguintes. Além disso, por suas características simples, pode ser usado pelo licenciando na sua futura sala de aula na educação básica.
2
A compreensão de integrais, mas propriamente a de métodos de integração, faz-se necessária por ser amplamente utilizada nas aplicações da matemática. Embora esse conteúdo esteja na ementa de Cálculo Diferencial e Integral I, dificilmente é possível abordar todas as técnicas. Para suprir as deficiências, os membros voltaram aos livros para revisarem, ampliarem e exercitarem seus saberes.
Estes conhecimentos foram colocados a disposição de outros por meio de minicursos. Veja mais informações em
3
Este seria o momento de juntar as duas disciplinas e deixar fluir a interdisciplinaridade. Seriam vistas as relações da matemática encontradas no Cálculo Diferencial e Integral III com o estudo da física. Os indivíduos fariam pesquisas sobre temas previamente estabelecidos na busca de aprimorar o que já sabem sobre tal e conceber novas construções. Infelizmente não foi possível realizar esta etapa por motivos diversos, mas as anteriores buscaram utilizar a interdisciplinaridade da melhor forma possível.